Sexta, 19 de Julho de 2024
33°

Tempo limpo

Cuiabá, MT

Geral 3º Setor

O papel do terceiro setor no combate aos incêndios florestais em 2023

O Brasil enfrentou diversos focos de incêndios florestais em 2023; além das autoridades e bombeiros, as organizações do terceiro setor estiveram na linha de frente no combate às queimadas

26/04/2024 às 10h11
Por: SIGAMT Fonte: Observatório 3º Setor
Compartilhe:
 Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

A biodiversidade brasileira sofreu com dezenas de incêndios florestais em 2023. Nos dez primeiros meses do ano, mais de 9 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas, de acordo com dados divulgados pelo MapBiomas. Em novembro, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em razão das queimadas no Pantanal.

Os incêndios provocaram a destruição de vegetação, a morte de animais e afetaram terras indígenas. Para combater as chamas, a união de autoridades e organizações do terceiro setor foi essencial. Além de equipes do Corpo de Bombeiros de diversos estados, brigadistas e voluntários contribuíram para que o fogo não se espalhasse mais.

AÇÕES DO TERCEIRO SETOR NO COMBATE ÀS QUEIMADAS

Um exemplo da atuação do terceiro setor aconteceu em novembro deste ano, quando o Pantanal precisou de uma resposta urgente às queimadas e a SOS Pantanal entrou em ação. A organização realizou uma campanha de doações para ampliar o trabalho das Brigadas Pantaneiras, iniciativa que está à frente da linha de combate ao fogo na região desde 2020.

Voluntários das ONGs É o BichoVida SelvagemPanthera Brasil e Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) também atuaram de forma ativa, com foco na proteção dos animais e do habitat de espécies, como as onças. Por sua vez, a WWF-Brasil e a Associação Etnoambiental Kanindé treinaram voluntários de comunidades indígenas para trabalharem como brigadistas.

ONGs que também estão presentes no cenário de proteção ambiental, conscientizando a população e cobrando autoridades são GreenpeaceInstituto Socioambiental e Ecoa.

Ao contribuir para a proteção da fauna e flora brasileira e o enfrentamento aos incêndios, as organizações do terceiro setor também fortalecem os ODS 13, 14 e 15, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem o combate às mudanças climáticas, vida na água e vida terrestre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Terceiro Setor
Terceiro Setor
Sobre Notícias e informações sobre o O Terceiro Setor que é composto por organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse público, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs)
Cuiabá, MT Atualizado às 13h02 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 35°

Sáb 36°C 19°C
Dom 37°C 19°C
Seg 38°C 20°C
Ter 39°C 20°C
Qua 39°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias