Sexta, 19 de Julho de 2024
33°

Tempo limpo

Cuiabá, MT

Educação Prática

Feira de inovação e empreendedorismos do UNIVAG expõe projetos protagonizados pelos alunos

Graduandos colocam em prática conhecimentos adquiridos na sala de aula

10/07/2024 às 14h56
Por: Patrícia Xavier Fonte: Assessoria imprensa
Compartilhe:
Feira de inovação e empreendedorismos do UNIVAG expõe projetos protagonizados pelos alunos

A criatividade e o atitudinal dos alunos foram colocados em prática durante a Feira de Projetos, Empreendedorismo e Inovação do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande. Realizado entre os dias 01 a 04 de julho, a feira marca o final dos semestres e reúne todas as áreas de conhecimento da instituição.

A proposta é apresentar os Projetos Integradores, onde o aluno é desafiado e passa por uma experiência que desenvolve competências profissionais na sua área de formação. Iniciativa do Centro de Empreendedorismo e Inovação para Fomento da Cultura Empreendedora (Inovag), a feira desperta o desenvolvimento e a apresentação de ideias inovadoras que podem moldar o futuro.

De acordo com o diretor da área de Ciências Sociais Aplicadas, professor Doutor Peter Wilhelms, os alunos são estimulados a desenvolverem também competências atitudinais no cumprimento destes desafios, tais como persistência, busca de informações, independência e autoconfiança.

"É o momento para que os alunos consigam montar, raciocinar e manusear toda a prática do que eles têm de conhecimento. E a feira dos projetos integradores é fundamental nisso. É a oportunidade de ativar, de demonstrar, de exportar tudo aquilo que eles estão fazendo, o que é muito importante para o processo de aprendizagem", destacou.

Realizado no Bloco C e D, a feira contou com a apresentação de mais de 450 projetos de alunos dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Graduação Tecnológica e Ciências Agrárias e Engenharias.

Competências na prática

O que não faltou para o grupo da aluna de Publicidade e Propaganda Yasmin Arielle foi criatividade. Com o tema Dia dos Namorados, os alunos desenvolveram um plano de marketing  e optaram por atuar na  Floricultura Cuiabá. 

"Baseado no que o cliente esperava, fizemos as análises dos ambiente interno e externo, entendemos as fraquezas e as oportunidades do negócio, e chegamos a um problema. Por ser uma empresa física e digital, os clientes não fechavam vendas pelo site. A estratégia que criamos foi a "caixa data", onde o cliente consegue, dentro do site, montar a sua própria caixa de presentes na data escolhida e receber em casa. A partir daí, tivemos a oportunidade de trabalhar com clientes reais e trazer soluções", afirmou a aluna do 7º semestre. 

Desvincular a marca da Coca-Cola do refrigerante Ice Cola foi o desafio do grupo do John Gabriel da Silva Oliveira Santos. Usando a estratégia de marketing advergaming, um jogo desenvolvido para aliar o entretenimento com a promoção de uma marca ou produto, os alunos criaram um game que que tivesse a identidade da marca.

"Precisávamos amenizar essa problemática, de identidade visual parecida com a marca concorrente, porque essa percepção por parte do público não é interessante para o posicionamento do cliente. Então, desenvolvemos um  jogo personalizado, com a essência e a regionalidade da Ice Cola, empresa local, e conseguimos estabelecer a originalidade da marca, melhorando as vendas e aumentando clientes", explicou o aluno do 2º semestre de Publicidade e Propaganda.

Observando pessoas utilizando equipamentos nas academias ao ar livre de forma errada, sem nenhuma orientação profissional, alunos do 3° semestre do curso de Educação Física desenvolveram o projeto piloto “Academia do Futuro”. Por meio de um QR Code, o usuário consegue acessar a forma correta do treino escolhido, como explica o aluno Júlio César Barbedo.

"Realizamos o projeto no Parque Berneck, em Várzea Grande. Aplicamos em três equipamentos adesivos de um QR Code que ao apontar a câmera do celular direciona a pessoa para um vídeo que explica como deve ser usado corretamente o aparelho de ginástica. Percebemos a necessidade dessa demanda e por ser um projeto de baixo custo e com resultados positivos, ele tem grandes chances de ser ampliado para diversas outras situações a nível de informação. Me sinto realizado por fazer parte desse trabalho", destacou.

Denominado Fisioconet, o grupo de alunos do 1º semestre de Fisioterapia, criaram programas personalizados para idosos que promovem independência funcional, previne quedas e lesões e contribui para o bem-estar físico e mental do paciente, proporcionando uma vida mais ativa e saudável na terceira idade.

“O objetivo é facilitar o acesso ao tratamento para pacientes que têm dificuldades de se deslocar até uma clínica ou consultório. Adaptamos um aparelho com elástico de fácil uso que promove a autonomia do idoso, podendo ser utilizado em qualquer lugar. Atuar na prática foi algo único, a experiência adquirida com este projeto eu levarei para a vida", afirmou o aluno Daniel José Pereira da Cunha

Alunos do curso de Engenharia Civil desenvolveram o laudo técnico de vistoria predial analisando o uso correto das normas ABNT, as corretas instalações elétricas, hidrossanitárias e arquitetura. O laudo foi realizado, voluntariamente, no bloco infantil da Escola Presbiteriana de Cuiabá.

"É uma das atuações de um engenheiro civil e já no 7° semestre termos essa oportunidade de desenvolver um laudo predial é muito enriquecedor para nosso futuro profissional. É muito positivo já promover mudanças na sociedade por meio do nosso trabalho, é gratificante", disse o aluno Lorenzo Pfeil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá, MT Atualizado às 13h02 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 35°

Sáb 36°C 19°C
Dom 37°C 19°C
Seg 38°C 20°C
Ter 39°C 20°C
Qua 39°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias