A Entidade Assistencial Criança Feliz, em Cuiabá, foi contemplada com a revitalização de ambientes desenvolvidos por alunos de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande. O trabalho faz parte do Projeto Extensionista Integrador que marca o final do semestre das aulas.
O objetivo foi projetar espaços lúdicos que estimulem o desenvolvimento integral das crianças, promovendo bem-estar, segurança e aprendizado através do brincar. O projeto envolveu as disciplinas de Espaço Lúdico - 1° semestre, Mobiliários - 3º semestre e Paisagem e Cidade - 5º semestre.
As salas de aulas foram reformadas e projetadas com novos ambientes, didáticos, atrativos, práticos e inovadores. A aluna Maria Fernanda de Almeida Mack pontuou que participar do projeto reforçou o compromisso dos alunos com a responsabilidade social e o impacto positivo na comunidade.
"Como futura arquiteta, essa experiência é valiosa para o meu portfólio, demonstrando habilidades em design, planejamento e execução de projetos beneficentes. Em resumo, uma reforma beneficente em uma creche pode transformar a vida das crianças atendidas, proporcionar um ambiente mais seguro, saudável e estimulante, e fortalecer a comunidade como um todo", afirmou.
O aluno Denis Eduardo Barbosa da Costa explicou que foram desenvolvidos móveis que atendessem a necessidade da creche junto a três salas de aulas. O mobiliário foi executado pela marcenaria do UNIVAG e o acabamento e pintura feitos pelos alunos.
"O trabalho na prática nos ajudou a ter mais conhecimento da parte operacional, como desenvolver um projeto mobiliário, apresentar para o cliente e depois executar. É muito enriquecedor para nossa formação profissional", disse.
De acordo com a professora da disciplina Espaço Lúdico, Carmen Calixto, o projeto integrador une a teoria à prática. "As atividades proporcionam que os alunos trabalhem em grupo, tenham contatos com os clientes, desenvolvam os projetos. Então esta experiência é gigantesca para a formação profissional", afirmou.
Diretora da Entidade Assistencial Criança Feliz, Andressa Thayane Marques Siqueira destacou que o projeto realizado pelos alunos foi de grande importância para a instituição filantrópica, que atende 80 crianças.
"Por ser uma creche sem fins lucrativos nós encontramos muitas dificuldades para fazer quaisquer reparos e essa parceria com o UNIVAG veio para somar. Somos muito gratos por este privilégio. Cada detalhe foi feito com carinho e dedicação e estamos muito felizes com este lindo projeto", afirmou.
Social
A prática da responsabilidade social é uma das marcas do UNIVAG. A instituição vê com extrema importância essas ações desenvolvidas para a população, em que todos se beneficiam por meio dos projetos realizados.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG, professora MSc. Carmelina Suquerê de Moraes, o projeto permite que os acadêmicos vivenciem experiências pré-profissionais ainda na graduação.
" A materialização desse projeto realmente se destaca, pois abrange tanto o empreendedorismo quanto a dimensão social. O fato de os alunos estarem envolvidos com crianças, especialmente em creches, confere um propósito significativo a essa iniciativa. A motivação gerada pelo perfil desse cliente é notável. E, a cada semestre, somos surpreendidos pelos trabalhos realizados. Os resultados obtidos são verdadeiramente satisfatórios", ressaltou.
Mín. 23° Máx. 36°