Uma pesquisa do Instituto Quaest, divulgada neste sábado (26), revela que os candidatos à prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), estão empatados com 50% dos votos válidos. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, o que caracteriza um empate técnico entre os concorrentes.
Encomendada pela TV Centro América, a pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas, todas com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 26 de outubro. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MT-08652/2024 e apresenta um nível de confiança de 95%.
No formato de pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, os números são os seguintes:
Na análise da intenção de votos espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, os resultados foram:
Sobre a firmeza dos votos, 83% dos entrevistados afirmaram estar decididos sobre suas escolhas, enquanto 16% indicaram a possibilidade de mudar de voto. A pesquisa também analisou a decisão dos eleitores de cada candidato:
Eleitores de Abílio Brunini (PL)
Eleitores de Lúdio Cabral (PT)
Para calcular os votos válidos, a Quaest utiliza um modelo que considera as intenções de voto, além do perfil de comparecimento eleitoral em Cuiabá. A metodologia "likely voter" avalia a probabilidade de os eleitores comparecerem às urnas, levando em conta a motivação e o histórico de participação.
"Na Quaest, combinamos dados oficiais do TSE, que refletem o padrão de comparecimento nas eleições anteriores, com questionamentos sobre a motivação dos eleitores. Essa combinação permite criar um modelo que atribui um peso e uma chance de comparecimento a cada entrevistado", explicou Felipe Nunes, diretor da Quaest. "Dessa forma, buscamos tornar a pesquisa mais precisa e informativa para o eleitor".
Mín. 22° Máx. 34°