Já foi o tempo em que se admirar no espelho e apreciar a sua beleza era um comportamento mais comum entre as mulheres. Com a chegada da harmonização facial, uma fronteira também foi aberta ao universo masculino. Os homens, estão entendendo que com o avanço da tecnologia, é possível rejuvenescer e ainda ficarem mais bonitos sem passar por cirurgia plástica, sem dor e sem precisar parar as suas atividades laborais.
Além do mais, os amigos ao redor também têm se cuidado cada vez mais e isso reduz o preconceito de comentar que realizou aquele procedimento estético para eliminar a papada, eliminar a aparência de cansaço, suavizar as rugas profundas geradas pelas expressões muitas vezes provocadas pelo estresse, ou mesmo deseja construir uma face mais máscula que transparece mais poder e autoridade.
Com este despertar, o público masculino tem crescido significativamente nos últimos anos e a minha clínica tem ficado cada vez mais lotada de homens buscando pela harmonização facial. Mas, afinal quais os motivos que levaram os homens a abrirem os olhos para as mudanças nos padrões de beleza? Bem, nas últimas décadas houve alterações significativas nestes padrões, permitindo que eles ficassem mais conscientes sobre os cuidados estéticos. A pressão social e a busca por uma aparência mais cuidada e mais jovem e saudável são fatores influentes.
Outro aspecto é o aumento da aceitação social. A sociedade está cada vez mais aberta à ideia de homens cuidarem da sua aparência, desmitificando estigmas relacionados à masculinidade. Antes, se um homem era ridicularizado por ser vaidoso, hoje é o contrário, ele passou a ser mais cobrado, e até mesmo mais valorizado no mercado de trabalho. Sua imagem passou a ter mais valor agregado.
E claro, que existe também a influência da mídia e das celebridades, em que a exposição de influenciadores que passam por procedimentos estéticos contribui para a aceitação e interesse dos homens pela harmonização. Importante fator também, que aliás, considero, um dos mais importantes foi o avanço de trabalhos home office que permanece com reuniões virtuais, gerando incômodos nos homens que até então passavam desapercebidos de imperfeições ou descuido mesmo da face.
A febre virtual apertou este botão da vaidade, horas e horas obrigando os homens a se olharem, causou um tsunami de emoções que os levaram a atitude de encarar com outros olhos a necessidade da harmonização facial como fonte de autoestima elevada. Eu considero todos estes aspectos como um despertar da consciência facial.
A boa notícia é que eles aprovaram os procedimentos faciais, sem tantos melindres, que as vezes acometem as mulheres. No consultório se mostram seguros e confiantes do que desejam, se mostram totalmente satisfeitos com a Toxina botulínica que suavizam rugas e linhas de expressão, especialmente na testa e ao redor dos olhos, repaginando a imagem antiga de cansaço, e aspecto mais carrancudo. O preenchimento facial com correção de assimetrias, definição de contornos faciais e aumento de volume em áreas como queixo, mandíbula e maçãs do rosto também estão no topo da lista de interesses dos homens, e claro os que tem papada fazem questão de ficarem sem.
Com resultados que levam a perfeição, o aumento da procura também é motivado pelo início de um novo ano, muitas pessoas consideram procedimentos estéticos como uma forma de começar o novo ano com uma autoestima renovada. Férias, tempo livre e a perspectiva de um novo ciclo são motivadores para buscar esses procedimentos. Além disso, algumas pessoas aproveitam bônus de fim de ano ou recursos adicionais para investir em si mesmo. O momento é propício para homens que desejam iniciar um novo ciclo com uma imagem renovada e mais confiante. Tendo como resultado um novo você.
Dra. Nayara Cerutti, professora e especialista em harmonização facial e speaker da Sinclair Pharma.
Mín. 23° Máx. 36°