O Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realiza análises para diagnóstico dos agravos de notificação compulsória como dengue, hepatites, febre amarela, leptospirose, hantavírus, leishmaniose visceral canina e humana e HIV. A unidade é referência em análises laboratoriais e no sequenciamento genético no Estado.
O Lacen, que completa 49 anos nesta quinta-feira (28.11), atende aos serviços de saúde do Estado, dentre eles, a vigilância em saúde, os hospitais e todas as outras unidades que necessitam de análise de média e alta complexidade.
“O Lacen é referência em análises laboratoriais e no sequenciamento genético em Mato Grosso e isso é motivo de muito orgulho para nós. O objetivo deste Governo sempre foi ter um dos Laboratórios Centrais mais modernos e eficientes do país e posso dizer que, com todo o investimento que temos feito em estrutura e equipamentos tecnológicos, estamos conseguindo. Muito em breve, inauguraremos uma estrutura nova e ultra moderna para o nosso laboratório”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O Lacen é composto por uma equipe de 144 profissionais preparados para atender todos os municípios mato-grossenses, como biólogos, farmacêuticos, biomédicos, programadores e técnicos, além de auxiliares de serviços gerais e equipes de manutenção.
Esta estrutura robusta permite que o Lacen realize, ao todo, 244 tipos diferentes de análises, muitas delas essenciais para garantir a segurança e a qualidade nos procedimentos de saúde pública.
Visando um ambiente mais moderno e amplo, a SES inaugurou, em março deste ano, a sede provisória do Laboratório e da Superintendência de Vigilância em Saúde, na Rua Santiago, bairro Jardim das Américas.
As obras de construção da sede definitiva do Lacen foram iniciadas em janeiro de 2022 e estão 95% concluídas. Com um investimento de R$ 11,8 milhões por parte do Governo do Estado, a unidade contará com uma estrutura de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, construída ao lado do Hospital Central do Estado, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Investimento e eficiência
Nos últimos seis anos, o Lacen de Mato Grosso recebeu mais de R$ 56,5 milhões em investimentos, que resultaram na modernização de equipamentos, ampliação da capacidade diagnóstica e maior qualidade nos serviços prestados. Durante esse período, foram realizadas mais de 958.921 mil análises laboratoriais, refletindo a eficiência e o compromisso do laboratório com a saúde pública.
Com o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional relacionada à Covid-19, declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio de 2023, o Lacen iniciou uma nova fase estratégica.
Aproveitando os avanços tecnológicos e estruturais adquiridos durante a pandemia, o laboratório diversificou seus serviços diagnósticos e ampliou sua atuação para outras áreas.
Entre as inovações, destacam-se:
• Ampliação da testagem para doenças respiratórias e tropicais, como influenza, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, febre do Mayaro e febre do Oropouche;
• Inclusão de testes para infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia, HPV e monkeypox (Mpox);
• Implementação de um painel diagnóstico de 18 patógenos respiratórios, incluindo influenza A (H1, H3), influenza B, rinovírus, coronavírus e vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros.
Para celebrar o 49º aniversário, o Lacen preparou uma programação especial durante a semana, com palestras e terapias integrativas como auriculoterapia, reiki, barra de access e fitoterapia voltados aos profissionais que atuam na unidade.
A diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, explicou que a programação em comemoração ao aniversário é voltada aos servidores do laboratório como uma forma de valorizar aqueles que trabalham com dedicação e prestam um serviço de excelência.
“Neste aniversário, celebramos mais do que o tempo de existência do Lacen, celebramos cada servidor que, com dedicação, faz deste laboratório um pilar essencial da saúde pública de Mato Grosso. Por isso, preparamos uma semana de cuidados especiais voltada para os servidores que tanto contribuem para fazer do Lacen um laboratório referência no Estado”, concluiu.
Mín. 22° Máx. 36°