Quarta, 15 de Janeiro de 2025
23°

Chuva

Cuiabá, MT

Política MENTIRAS NAS REDES

Deputada Gisela faz BO contra disseminadores de fake news sobre voto inexistente na CCJ da Câmara

Parlamentar registrou Boletim de Ocorrência, na Delegacia de Repressão aos Crimes da Informática

07/12/2024 às 13h48 Atualizada em 07/12/2024 às 13h58
Por: Marisa Batalha
Compartilhe:
Deputada Gisela faz BO contra disseminadores de fake news sobre voto inexistente na CCJ da Câmara

Nesta última sexta-feira (06.12), a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) registrou um Boletim de Ocorrência, na Delegacia de Repressão aos Crimes da Informática, contra algumas pessoas já identificada, que usaram as redes sociais e grupos de Whatsapp para disseminar fake news contra ela.

Ao apontar que a parlamentar seria contra o PL que altera a Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para as eleições, a fim de possibilitar a recontagem física de votos nos pleitos para cargos eletivos federais, estaduais, distritais ou municipais. 

"Hoje precisei tomar uma atitude séria e vim registrar um boletim de ocorrência contra aqueles que propagaram fake news sobre mim. Lembrando que espalhar mentiras é crime e tem consequências. Pois difamação não é liberdade de expressão!".

"Algumas pessoas estão mentindo, ao dizer que eu teria votado contra a recontagem dos votos. Primeiro que não votei contra e nem seria possível, porque o mérito desse projeto sequer veio a votação. Estas fakes mostram, inclusive, que o nosso trabalho, o nosso bom trabalho por Mato Grosso, tem incomodado muita gente e nós não vamos parar. Mas aqui fica um alerta: compartilhar fake News é crime, postar notícia falsa é crime e nós não deixaremos impunes essas pessoas que estão tentando de alguma forma macular a nossa honra, a nossa imagem".

Na noite de quinta-feira (05.12), Gisela Simona já havia desmentido a informação em um grupo de Whatsapp - Agro-economia -, após um dos membros compartilhar imagem da deputada com a seguinte mensagem: 'a deputada Gisela Simona, de Mato Grosso, votou contra a contagem pública de votos. Ajudem a compartilhar para que ela nunca ganhe nem mais para presidente de bairro'.

A parlamentar que, igualmente, é integrante do grupo, imediatamente refutou a informação. Ao assegurar que estariam espalhando fake news contra ela. "Estão compartilhando essa mensagem nas redes sociais e no whatsapp, mas é fake news. O mérito do PL 1169/2015 sequer foi votado. Até o momento o projeto ainda não foi apreciado. A única votação realizada foi para incluí-lo  com extrapauta, mas o mérito  nunca chegou a ser deliberado", garantiu a parlamentar federal.

A proposta da recontagem de votos é de autoria do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO) e foi debatida recentemente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) na Câmara Federal. O texto permite que o órgão nacional de partido político solicite, no prazo de 48 horas após a divulgação oficial do resultado final das eleições, a recontagem dos votos tanto por meio físico quanto por meio digital. O debate atende pedido do relator da proposta, deputado José Medeiros (PL-MT).

E vale lembrar que espalhar fake news é crime e pode resultar em prisão. A população pode usar os canais de denúncia da Polícia Civil, 197 ou 181, ou também registrar o boletim de ocorrência através do site da delegacia virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br)
(Fonte: O Bom da Notícia)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá, MT Atualizado às 06h03 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva

Mín. 22° Máx. 27°

Qui 30°C 21°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 25°C 21°C
Dom 28°C 21°C
Seg 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes