Após declaração recente do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, de que não descarta disputar mandato - na esfera estadual ou federal -, em 2026, a parlamentar e uma das líderes de seu partido, o MDB, Janaina Riva, assegurou que esta decisão passará primeiro por uma discussão interna da legenda.
À jornalistas, a parlamentar emedebista não escondeu as inúmeras brigas que teve como ex-gestor da capital ao longo dos dois mandatos de Pinheiro, em especial, o último, mesmo ambos sendo do mesmo partido.
Soma-se a isto, as críticas duras que Emanuel tem recebido por deixar como herança, para o novo prefeito Abílio Brunini (PL), uma situação absolutamente caótica na capital.
A ponto das últimas inaugurações de Emanuel terem sido 'desinauguradas' pelo novo gestor de Cuiabá, sob o argumento de que elas não poderiam ocorrer já que seriam obras inacabadas, o que é proibido por lei.
A deputada estadual acredita que Emanuel Pinheiro não será expulso do MDB, mas qualquer plano futuro precisa, contudo, ser discutido.
“Hoje o Emanuel tem um filho - Emanuelzino[deputado federal] -, filiado ao partido. Eu não vejo a legenda expulsando-o. Agora, ser candidato a qualquer cargo isso já é outra coisa e vai ser discutido pela estadual”, disse.
Janaina e Pinheiro romperam laços políticos e conversam apenas o estritamente necessário.
“Hoje, não temos uma relação próxima, falamos o trivial. Não somos amigos como já fomos, porque brigamos muito politicamente, especialmente dentro do MDB”, finalizou.
Mín. 22° Máx. 27°