A deputada federal Gisela Simona(UB/MT) parabenizou nesta segunda-feira(03.02), a atuação da atriz Fernanda Torres, ao celebrar o Oscar de Melhor Filme Internacional, ao longa 'Ainda estou aqui', de Walter Salles.
"Fernanda Torres é um orgulho para nosso país. Seu talento, sua entrega, a sua força, sua dedicação espelham o melhor das mulheres brasileiras. E prova que os sonhos sempre vencem. Hoje ela é a nossa vencedora, na arte e na vida. E como ela mesmo diz: a vida presta. E a gente vê isso na prática, a cada realização das mulheres que fazem acontecer e se superam sempre. Hoje o Brasil celebra essa conquista e abraça carinhosamente a Fernanda: a nossa inspiração de força e de resiliência feminina."
Ainda para a parlamentar federal, ganhar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial, representa colocar o cinema brasileiro onde há tempos ele merece estar.
'Ainda Estou Aqui' foi anunciado na noite de domingo pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na cerimônia da 97ª edição do Oscar que acontece no tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e traz como protagonista Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher que precisou lidar com o sequestro e o assassinato de seu marido — o ex-deputado Rubens Paiva — na ditadura militar (1964-1985). O casal tinha cinco filhos , um deles, Marcelo.
Antes do Oscar, o longa também recebeu uma série de prêmios: Globo de Ouro, Goya, Festival de Veneza e Festival Internacional de Roterdã.
Vàrias autoridades brasileiras comemoraram, via redes sociais, a premiação do filme de Walter Salles. E mesmo sem ter ganhado a estatueta, a atriz Fernanda Torres recebeu váirios elogios por ter ficado entre as finalistas na categoria de melhor atriz.
Atores políticos celebram vitória do cinema brasileiro
Desde a premiação do Globo de Ouro 2025 - em Los Angeles, no dia 5 de janeiro -, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva já vinha tecendo longos elogios ao filme, em especial, à Fernanda Torres que foi premiada como a melhor a atriz em filme de drama, por sua atuação em 'Ainda estou aqui'. A atriz é a primeira a vencer a premiação, mais de duas décadas depois da indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, ao mesmo prêmio.
Assim, neste último domingo, o presidente voltou a usar suas redes para reafirnar seu 'orgulho de ser brasileiro'.
"Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia".
A ex-presidente do Brasil e, hoje, atuando no banco do Brics, Dilma Rousseff, igualmente, comemorou a premiação. "O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é um reconhecimento da força da cultura brasileira. Uma homenagem merecida ao nosso cinema, ao diretor Walter Salles, às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ao ator Selton Mello e a toda a equipe do filme".
Outras duas autoridades femininas que não mediram elogios ao filme e ao protagonismo de Fernanda Torres foram a deputada Luiza Erundina (PSol-SP) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ambas usaram suas redes para elogiar a atuação e protagonismo da atriz brasileira.
Mín. 22° Máx. 33°