Movimentos sociais, coletivos, organizações políticas e sindicais estão organizando neste sábado - 8 de março-, Dia Internacional da Mulher, um ato público em Cuiabá. Com concentração na Praça Alencastro, às 8h, mulheres diversas em suas profissões farão uma caminhada pelo centro da cidade para reforçar a luta por mais direitos e trabalho digno.
Mas, sobretudo, para pedirem fim às mortes e à série de violências que elas continuam sendo alvo.
Para a professora Patricia Ribeiro, uma das coordenadoras do movimento, a manifestação 'é de grande importância e deve ter uma boa reverberação. Desta forma acredita que outras manifestações serão replicadas em vários municípios de Mato Grosso, à exemplo do que deverá ocorrer não só o país mas em todo o globo. Levando milhares de mulheres às ruas e praças reivindicando melhorias e celebrando a memória daquelas que lutaram pelos direitos que hoje muitas utilizam.
"Precisamos sempre lembrar que a taxa de feminicídio de Mato Grosso está entre as mais altas do país, quando consideramos os números de casos para cada 100 mil habitantes. Só em 2024, os crimes de feminicídio registrados no Estado, deixaram 83 crianças órfãs e 47 mulheres mortas, 41 mães. Uma realidade que vem se prolongando há anos e que precisamos dar um basta!".
A mobilização deste ano quer apontar a luta pela vida das mulheres e pelo fim do feminicídio: 'Ainda estamos aqui!'. Também em favor da democracia, por trabalho digno, pelo direito à terra e ao bem viver. A marcha das contará também com a participação de artistas e apresentações culturais, celebrando a memória de luta que marca a data.
Outras manifestações
Nesta sexta-feira(07), em Várzea Grande, acontece a Marcha 'VG com Elas – Pelo Fim da Violência Política Contra as Mulheres'. O ato às 17h30, terá concentração na Praça Armando Reslan Salem(Praça da Todimo) e a caminhada será rumo à Igreja Nossa Senhora do Carmo.
o projeto 'Várzea Grande para Grandes Mulheres” iniciou ações ara celebrar o mês da mulher nesta quinta-feira (6), com passeio ciclístico que saiu da Praça Sarita Baracat, antiga Aquidaban. Com programação extensa para todo o mês de março, com rodas de conversa, projetos educativos e ações sociais voltadas ao protagonismo feminino e à defesa de seus direitos.
Confira a programação c
06/03 – Quinta-feira
19h - Palestra da BPW: "Mulheres, Políticas Públicas e Combate à Violência de Gênero" com a Dra Rosana Ramires - Local: Auditório da Unipary em anexo a Ideale imóveis.
19h – Pedal da Guarda – VG com Elas. Saída da Praça Sarita Baracat (antiga Praça Aquidaban)
07/03 – Sexta-feira
7h30 – VG com Elas e Meio Ambiente – Escola Estadual José Leite de Moraes
8h às 11h30 – Projeto ARVEND Mulheres em Ação – Escola Estadual Profª Maria da Cunha Bruno (Jardim Primavera)
08h às 11h - Dia da Beleza com "VG + Ação" para as servidoras da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana
17h30 – Marcha VG com Elas – Pelo fim da violência política contra a mulher
Concentração: Praça Armando Reslan Salem (Praça da Todimo) - Saída às 18h rumo à Igreja Nossa Senhora do Carmo
08/03 – Sábado
8h às 11h – Roda de Conversa – Coletivo Essência (sede do Coletivo Essência)
8h às 11h – Projeto ARVEND Mulheres em Ação – Escola Tenente Abílio (bairro 15 de Maio)
Mín. 22° Máx. 33°